segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

KURO OBI - MARCELA CABRAL MENDES BARROSO


O Karatê em minha vida!

Marcela Cabral Mendes Barroso

Meu nome é Marcela Cabral Mendes Barroso, tenho 33 anos, casada, sou formada em Medicina Veterinária, nascida e criada em Brasília/DF e, atualmente, resido em Catalão/GO. Trabalho em um órgão estadual denominado Agrodefesa e sou professora no curso de Medicina Veterinária da Faculdade UNA. Sou faixa Marrom Chairo Obi 1º Kyu e treino Karatê shotokan no Dojo Garras do Tigre sob orientação do Sensei Luiz Antônio Bussola em catalão.
O Karatê surgiu em minha vida aos sete anos de idade, após tentativas frustradas de minha mãe em tentar me fazer gostar de Jazz e ginástica olímpica. Logo ela percebeu que eu não estava satisfeita com essas atividades. Nesse período, morava em uma chácara a 30km do centro de Brasília, sem acesso fácil a academias ou outros locais para fazer alguma atividade física. Nesta época se mudou para uma chácara vizinha uma professora de Karatê chamada Elizabeth Lins Brasiliense, que ministrava aula de Karatê em sua residência, onde tive o meu primeiro contato com esta arte marcial. Foi, literalmente, o momento mais marcante da minha infância, pois iniciei minha paixão pelo Karatê.
Fiz Karatê dos sete aos nove anos, chegando até a faixa vermelha. Após esse período, minha professora foi morar em outro país (México) o que dificultou a continuidade da minha prática do Karatê por alguns anos. Aos 11 anos, fui morar em uma região mais central de Brasília e retornei ao Karatê com o professor Jeison Oliveira da Silva na academia Uruma Kan. No período compreendido entre 1996 e 2003, ou seja, dos 11 aos 18 anos, participei ativamente de competições regionais no Distrito Federal, em campeonatos brasileiros e também do Panamericano em Curitiba em meados do ano 2000. Tive a oportunidade de fazer treinamentos com os senseis Watanabe e Tanaka nesta época.
Em virtude de estudos em período integral, exigências em período de faculdade, deixei de praticar Karatê aos 18 anos, parando na faixa marrom. No ano de 2009 me casei e me mudei para a cidade de Calatão/GO, onde resido e trabalho atualmente. Nesta cidade tive meus três filhos e em 2016 retomei à minha atividade do Karatê, juntamente com meu esposo. Minha filha mais velha também iniciou o treino de Karatê, fez por aproximadamente 1 ano e meio. Nosso plano é que nossos outros dois filhos também vivam o Karatê conosco em breve, quando a idade deles permitir.
Recebi todo o suporte de minha mãe quando ainda criança e adolescente para praticar o Karatê. Ela sempre me acompanhou nos campeonatos, apresentações e exames de faixa. Hoje, esse papel foi repassado ao meu esposo, um praticante e entusiasta do Karatê. O Karatê faz parte de nossas vidas, dentro e fora do Dojô. Como nosso sensei Bussola sempre fala no Dojo: “Vocês praticaram o Dojo Kum hoje na casa de vocês?” E de fato, esse é o verdadeiro Karatê, aquele que se vive dentro e fora da academia, aquele que nos traz paz e tranquilidade diante das adversidades do dia-a-dia.

Um comentário:

  1. Vc perdeu sua carteira de motorista? Se for ligue 61 984574152

    ResponderExcluir