sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

KURO OBI - RENATA CRISTINE SANTOS VAZ


Modo de vida: meu Caminho no Karatê-Dô

Renata Cristine Santos Vaz

Meu primeiro contato com as artes marciais em geral ocorreu durante o Curso de Licenciatura em Educação Física/UFG – Regional Catalão. Ao me deparar com este universo teórico sobre a filosofia das artes marciais e das possibilidades sobre o ensino de lutas na escola, no contexto das aulas de Educação Física, o Karatê me chamou mais a atenção e assim busquei um contato mais específico com a temática ao cursar uma disciplina denominada “Introdução ao Karatê”, ministrada pela Profa. Dra. Maristela Vicente de Paula, faixa preta da Academia Athletic Center – Catalão/GO, no ano de 2006.
Meu interesse pelo Karatê, por sua filosofia e princípios, se manteve no plano teórico até o ano de 2011, quando a Família Bussola iniciou as atividades da Academia de Karatê Garras do Tigre em Ouvidor/GO. Enfrentando muitas dificuldades, resistências e timidez, iniciei no dia 07 de julho de 2011 a minha prática do Karatê-Do. Logo após o meu primeiro exame de faixa comecei a pensar sobre o que significava ser um faixa preta. E assim, idealizando o que seria este momento, escrevi o seguinte texto:

____________________________________________________________________________

Com Paz e Tranquilidade tornei-me uma “Cavaleira de Ferro”, com uma força capaz de romper a fortaleza e a sensibilidade para contemplar o céu com Amor e Gratidão.
Seja com técnicas estranhas ou com mãos de nuvem... posso me equilibrar como um grou sobre a rocha ou voar livre como uma andorinha para longe do medo.
Aprendi a dominar minhas fraquezas e inseguranças como se o meu espírito fosse inabalável!
Foram muitos passos para chegar até aqui e provar que não fui vencida, que não desisti de manter-me como um espelho limpo, onde posso ver refletido o Caminho do Karatê-Dô, no qual pretendo seguir em frente com paciência.
Oss...
(Renata Cristine – 01/02/2012)
____________________________________________________________________________

Hoje, compreendo esta utopia. Tudo que idealizei ainda não é de fato realidade. E é por tudo isso que preciso continuar lutando. Luto contra o meu pior inimigo, que está dentro de mim mesma. Luto pela formação do meu caráter e para me manter fiel ao caminho da razão. Luto, cultivando o intuito do esforço e tentando conter o espírito de agressão. Luto para manter o respeito acima de tudo. Luto por uma vida mais saudável e para ser uma campeã na vida. Luto por todos estes e outros princípios, por todo um legado e linhagem que devo honrar. E não luto sozinha: à toda a família Garras do Tigre, o meu reconhecimento!
Frequentava aulas em Ouvidor/GO até que o Sensei Luiz Antonio Bussola, com muito empenho e dedicação, conseguiu estender as atividades da Academia Garras do Tigre também para a cidade de Catalão/GO. Já se vão seis anos, tempo ínfimo diante de tanto aprendizado que ainda tenho pela frente ao longo desse Caminho.
Agradeço imensamente a Família Bussola por esta oportunidade: muito obrigada Seu Luiz Antonio e Dona Elizete, que vocês tenham força e coragem para continuar ajudando a tantas pessoas por meio do karatê! Estamos juntos na missão de aprender e ensinar sempre a primeira lição: “Tenha paciência!”
Um agradecimento especial aos meus companheiros de treino, “guerreiros” que compartilham este momento comigo: Douglas (o parceiro de todas as horas da tia Rê!) e Sebastião (o melhor amigo do mundo, de todo mundo!), obrigada de coração e continuamos juntos na luta, nossa parceria e amizade é vitalícia, como o nosso Karatê.
E não poderia deixar de mencionar o meu “fiscal de treinos” (que não me deixa faltar nenhum dia sequer!), o meu maior crítico e incentivador: Bruno Bussola, “Samurai Moderno” que é, continue a ser esse exemplo a ser seguido! Obrigada por aprender e ensinar, e principalmente por fazer valer os seus ensinamentos sobre viver a vida a cada respiração.

Enfim, eu poderia resumir toda essa minha narrativa nas sábias palavras do próprio Funakoshi: “O Karatê salva a minha vida.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário