terça-feira, 2 de dezembro de 2014

KARATÊ SHOTOKAN/YOBUKAN



Quando o Mestre Gichin Funkoshi iniciou na arte marcial do Karatê, as faixas eram somente das cores branca e preta, o que diferenciava os praticantes inciantes dos mais experientes. A introdução das faixas coloridas foi desenvolvida no Karatê por Funakoshi e seus alunos mais velhos como Nakayama e seu filho Gigo, adaptado do método de Jigoro Kano do Judo, as faixas direcionam graus de dificuldades em cada nível que devem superar para alcançar o próximo nível. 
Em pleno século XXI, com a comercialização do desporto, e no Karatê não seria diferente, algumas academias estão reinventando a graduação aumentando a quantidade de Kyus como processo de comercialização lucrativa, o que ao nosso ver é um aspecto negativo pois desconsidera desta forma a tradição do Karatê Shotokan e dos grandes mestres deste estilo.
A escola de Karatê Shotokan/Yobukan, promoveu sim mudanças no sistema de graduação, visando o desenvolvimento técnico e melhor desempenho, embasadas na tradição deixada pelo mestre Nakayama.  
A Yobukan criada pelo Shihan Jonery Henrique do Santos em 1977, cobra um mínimo de horas/aulas de treinamento para cada exame de faixa, e não somente carência de tempo, o fundamento (Kihon), a luta (Kumite) e a forma (Kata), foram adaptados conforme as duas faixas, cinza e azul, os dois Kyus (classificação das faixas coloridas) a mais, diminuindo assim as desistências dos faixas amarelas para cima, e melhorando o desempenho dos mesmos. 
Mais tarde após algumas críticas de professores de outras academias descobriu-se que no Japão também se usava e usa-se nove Kyus (com a faixa branca) em algumas escolas. Na época o professor Jonery tirou uma cópia de uma página do livro Best Karate de Masatoshi Nakayama e colocou-a em edital para que os alunos compreendessem mais facilmente a existência de mais Kyus em nosso Karatê Shotokan.
A Yobukan pode-se dizer que é o Karatê Shotokan/Yobukan, sem pretensão nenhuma de chamar de estilo. É sim um método (MÉTODO YOBUKAN) para desenvolver, controlar, organizar e facilitar o aprendizado. Com isto a Yobukan conseguiu grandes resultados no budo e em competições. Até 2001 a Yobukan tinha a supervisão técnica do professor Juichi Sagara (em memória), e através dele estava vinculada à A.N.H. (Associação Novo Horizonte), Organização Seibu-Kan NKK do Brasil, ASKT (Associação Shotokan de Karate Tridimensional), ISKF (International Shotokan Karate Federation) e a JKA (Japan Karate Association).

Link para acesso: http://yobukan.com.br/blog/?page_id=428

Nenhum comentário:

Postar um comentário